Para Empresas do Lucro Real e Lucro Presumido
A famosa “burocracia” enfrentada na concessão de crédito PJ é algo extremamente desanimador para qualquer empresa. Contudo, quanto maior a empresa, maior é também a quantidade de processos para comprovar os altos valores na tomada de crédito.
Hoje, para grandes empresas, basicamente temos estas 5 análises feitas para tomar essa decisão:
1. Histórico de Crédito
Os bancos e instituições financeiras analisam o histórico de crédito da empresa para avaliar a capacidade de pagamento. Um histórico de crédito positivo, com pagamentos pontuais e baixa inadimplência, é um fator decisivo na obtenção de crédito.
2. Fluxo de Caixa e Capacidade de Pagamento
Os credores analisam o fluxo de caixa da empresa para determinar sua capacidade de pagamento das dívidas. Eles avaliarão a consistência dos fluxos de entrada e saída de dinheiro, bem como a margem de lucro da empresa.
3. Patrimônio e Garantias
Empresas de grande porte geralmente possuem ativos substanciais. Os credores podem considerar esses ativos como garantias para o crédito concedido. Propriedades, equipamentos, estoques e outros ativos tangíveis podem influenciar positivamente a decisão de concessão de crédito.
4. Demonstrativos Financeiros
Os demonstrativos financeiros, como balanço patrimonial, demonstração de resultados e demonstração de fluxo de caixa, são analisados para avaliar a saúde financeira da empresa. Esses documentos fornecem informações sobre a rentabilidade, a liquidez e a capacidade de pagamento da empresa.
5. Capacidade de Gestão
A competência e a experiência da equipe de gestão da empresa também são fatores considerados pelos credores. Uma equipe de gestão qualificada e com histórico de sucesso inspira confiança e pode aumentar as chances de obtenção de crédito.
Embora esses fatores pareçam simples, a quantidade de arquivos e documentos de comprovação desses 5 itens são os fatores que tornam esses processos tão custosos, ou seja, “burocráticos”. Porém, hoje todas as empresas do Lucro Real ou Lucro Presumido já enviam mensalmente essas informações para a Receita Federal nos arquivos SPEDs, o que pode reduzir o tempo de validação da concessão de financiamentos e empréstimos PJ.
A Insped, com toda a tecnologia com base em IA, consegue extrair todas essas informações dos arquivos do SPED, ajudando bancos e financeiras a acelerar o processo de análise de risco na concessão de crédito.
Quer saber como funciona a nossa plataforma? Entre em contato conosco hoje mesmo!